O contator é um dos principais componentes da área de comandos elétricos de uma instalação, atuando em conjunto com diversos outros elementos. Em motores, seus contatos permitem o fluxo de altas correntes, através de controles remotos e botões. Eles são compostos por vários contatos, acionados por eletroímãs.
Diversos defeitos podem ocorrer nesse equipamento: queima de bobinas, sobreaquecimento dos contatos, isolamento deficiente, desgaste excessivo, anel de retardamento interrompido… Alguns mais sérios e outros de fácil solução.
Entre os muitos problemas que podem aparecer, um muito recorrente é um barulho de zumbido, enfim o famoso contator zumbi! Ele emite um sinal sonoro proveniente da trepidação de seus componentes.
Esse barulho pode ser causado por diversos erros. Entretanto é importante ressaltar que isso pode gerar problemas sérios para o funcionamento de todo o sistema. Vamos elencar o que, geralmente, acarreta esse tipo de situação.
Ou seja, nos elementos que são induzidos pelo fluxo magnético da bobina. Alguma sujeira pode estar impedindo que os dois semi núcleos entrem totalmente em contato, gerando a trepidação que causa o barulho. Para resolver, basta abrir o equipamento e efetuar a sua limpeza.
Os dois semi núcleos são compostos por lâminas, e esse anel faz com que elas fiquem fixas. Se ele se rompe, as lâminas batem umas nas outras e geram o barulho indesejado.
Então se esses fatores estiverem mais baixos que o necessário ou se a bobina inserida no contator for de uma frequência diferente da fonte de alimentação, o zumbido também vai aparecer.
Isso acontece quando o contator fica muito tempo sem funcionar. Portanto, é recomendável que ele esteja sempre em uso para evitar a deterioração dos seus elementos.
Quando isso ocorre, o zumbido no contator também pode surgir e o profissional deve estar apto e identificar a causa.
Todo eletricista de manutenção precisa estar apto para lidar com essas questões, sempre capacitado e atualizado para atender da melhor maneira possível seus clientes. Afinal ele é responsável pela segurança das instalações elétricas nas quais opera. Logo, ele é quem vai cuidar da saúde não só dos contatores, mas também de todos os demais elementos elétricos e circuitos.
Essa capacitação deve ser preocupação tanto de eletricistas autônomos quanto de funcionários que trabalham em regime de CLT, visto que ambos terão de lidar com a situação. Além disso, estudantes da área elétrica, que logo serão os profissionais atuantes no mercado de trabalho, também precisam se inteirar o assunto.
No vídeo abaixo, o Professor Everton Moraes explica com detalhes o que você acabou de ler aqui, e te mostra todas as causas onde um contator pode zumbir. Clique e veja como ficou legal o vídeo:
Você pode estar lendo esse artigo e se perguntado onde se encaixa, enfim se esse é o seu caso eu imagino que você não atua ainda com manutenção elétrica, e sequer está estudando para se tornar um eletricista de manutenção, ainda…
Eu disse “ainda”, porque o seu momento chegou, e não poderia haver momento melhor.
Aqui na Sala da Elétrica nós temos um curso que foi feito para você, que quer conhecer mais da área elétrica, ter um aumento de salário e mais reconhecimento profissional, esse curso é o de Máquinas e Comandos Elétricos . Ele foi desenvolvido com muito carinho para que você eletricista possa entender na prática como funciona cada parte dos famosos comandos elétricos, e assim, se tornar um profissional ainda mais completo, e mudar para a melhor a sua carreira e vida profissional.
Clique no botão abaixo, e você vai poder conhecer tudo sobre o curso e os bônus que vão mudar sua vida.
Deixe o seu comentário